7 mitos sobre a proteína vegetal

Imaage: 7 mitos sobre a proteína vegetal

Muitos mitos se proliferaram a respeito da proteína vegetal Desmistifique todos eles e adote esta prática na sua rotina.

Pelo fato da alimentação vegana/vegetariana precisar de atenção para evitar a carência de alguns aminoácidos, muitos mitos se proliferaram a respeito da prática. Se você já cogitou esse caminho, mas acabou desistindo ao ouvir alguns destes mitos, precisa rever seus conceitos. Se liga nestes mitos sobre a proteína vegetal:

#Mito1: As proteínas vegetais são incompletas e carentes de aminoácidos

Mito. A verdade é que alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácidos específicos. A combinação de alimentos de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos em quantidade ótima.

#Mito2: As proteínas provenientes de fontes vegetais não são “tão boas” quanto as provenientes de fontes animais.

Na verdade, a quantidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que as proteínas animais.

#Mito3: As proteínas de diferentes alimentos vegetais devem ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir um alto valor nutricional

Os aminoácidos não precisam ser consumidos todos na mesma refeição. A maior importância está em consumi-los ao longo do dia.

#Mito4: Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidades nutricionais e proteína são adequados para humanos

Nada disso. Esses métodos costumam subestimar a quantidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas e a velocidade da sua utilização é muito diferente entre os animais e os seres humanos

#Mito5: As proteínas vegetais não são digeridas

A digestibilidade varia de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.

#Mito6: Sem carne, ovo ou derivados do leite, a proteína vegetal não é suficiente para suprir a necessidade humana de aminoácidos

A ingestão de aminoácidos essenciais pode ser atingida tranquilamente apenas com as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as de origem animal (ovos, leite e queijo – quando a pessoa não é vegana)

#Mito7: As proteínas vegetais contêm aminoácidos desequilibrados e isso limita o valor nutricional

De jeito nenhum. Não há evidência de que esse equilíbrio seja importante. O que importa é que todos os aminoácidos atinjam o valor recomendado de ingestão ao longo do dia. Pode ocorrer desequilíbrio por uma suplementação inadequada de aminoácidos, mas esse não costuma ser um problema prático comum.

Aos sete itens colocados acima, é importante somar o fato de que, segundo o Guia de Nutrição Vegana da União Vegetariana Internacional, não há nenhum aminoácido essencial que não esteja presente em quantidade ótima no reino vegetal. Procure informar-se com entidades que verdadeiramente se dedicam a pesquisas relacionadas ao tema.  Saiba mais sobre Nutrição Vegana!

Por que este debate está em voga?

Este debate sempre existiu entre as pessoas preocupadas em manter uma alimentação saudável, mas foi amplificado desde o aumento da busca por alternativas para preservar ou mesmo aumentar a massa muscular, em um processo chamado de hipertrofia. Ao mesmo tempo, manter uma dieta vegana é uma ótima forma de contribuir para a proteção da natureza, diminuindo a emissão de carbono, mas este é um assunto para um outro momento, pois existem muito temas a ser explorados (desperdício de água, diminuição da fome no mundo, redução do uso de terras, e muito mais).

Ao mesmo tempo, as discussões sobre a quantidade de proteína consumida pela população se tornaram mais frequentes nos últimos anos, mas mais expressivamente em 2021 visto o aumento expressivo do valor da proteína de origem animal, pesando no bolso do consumidor brasileiro. Desta forma, a proteína vegetal se tornou uma alternativa viável financeiramente e nutricionalmente e deve ser uma grande aposta enquanto o cenário econômico não muda. E quem sabe inclusive vira uma prática na rotina alimentar da sua família? Tá faltando criatividade? Procure por empresas que tenha em seu cardápio refeições veganas para inspirar-se! A Mais Vida é uma delas, com um cardápio exclusivo para os adeptos e que deixa inclusive os amantes de carne de boca aberta! Vale a pena conhecer.

 

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