9 dicas para garantir sua imunidade

Imaage: 9 dicas para garantir sua imunidade

Separamos 9 dicas práticas de como melhorar a imunidade e conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida de formas simples!

Sua saúde está em dia? Um sinal de que ela não anda bem são as constantes gripes, resfriados e outras doenças, além do cansaço e indisposição. Há diversas maneiras de melhorar a imunidade, combatendo esses contratempos. Por isso separamos 9 dicas práticas de como melhorar a imunidade e conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida de formas simples!

1. Consuma alimentos naturais evite os industrializados

Não existe nenhum alimento ou vitamina capaz de combater vírus e bactérias, porém, é fato que a alimentação é fundamental para a saúde do corpo. Alguns alimentos que ingerimos podem fortalecer o nosso sistema imunológico, combatendo possíveis infecções e por isso fazer escolhas conscientes faz toda a diferença!

Desta forma, quando nos alimentamos de maneira adequada não é necessário acrescentar nenhum tipo de suplemento na rotina. Consumir alimentos naturais (descascando mais e desembalando menos) é importante, já que eles possuem um alto valor de nutrientes, com vitaminas e minerais, além de funções oxidantes e anti-inflamatórias que favorecem positivamente a saúde, e consequentemente, o sistema imunológico.

Você deve se alimentar de comida de verdade que, de maneira geral, é caracterizada por alimentos in natura e minimamente processados em detrimento de produtos ultra processados. Mas na realidade, comida de verdade é muito mais do que isso! Conheça o conceito de comida de verdade e entenda o motivo de considerá-la definitivamente na sua alimentação

Importante destacar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda consumo de, no mínimo, 400 gramas de frutas, verduras e legumes por dia.  Fez as contas aí para saber se ingere esta quantidade diariamente?

2. Consuma mais vitaminas naturais

Frutas como morango laranja, limão, abacaxi e acerola são ricos em Vitamina C e ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo já que combatem os radicais livres, prejudiciais quando estão em excesso no organismo, facilitando a instalação de algumas doenças.

Já os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os frutos secos e os óleos vegetais, como o azeite, abacate, pistache, amendoim e óleo de girassol, por exemplo. Esta vitamina é importante para fortalecer o sistema imunológico, principalmente em adultos, já que tem forte ação antioxidante, evitando o dano causado pelos radicais livres nas células. Dessa forma, esta é essencial para aumentar a imunidade e evitar infecções, como a gripe.

3. Invista em alimentos que previnem a inflamação

Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em vitaminas, ômega-3, polifenóis, carotenóides ou flavonóides, que agem reduzindo a produção de substâncias no corpo que estimulam a inflamação. Alguns alimentos, além de diminuir a inflamação, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra gripes e resfriados. Alguns exemplos são:

  • Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
  • Selênio: castanha do pará;
  • Zinco: ostras, camarão, carne bovina, frango, peru, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;
  • Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.

 4. Reduza o mal colesterol

Não basta apenas incluir alimentos específicos na sua dieta, é preciso inclusive evitar alimentos doces, gordurosos, fast e junk foods.

5. Tome um pouco de sol todos os dias

A luz solar estimula a produção de vitaminas no organismo, especialmente a de tipo D, essenciais para reforçar o sistema imunológico e manter o corpo saudável. Esta é sem dúvida uma das melhores formas de aumentar a imunidade do corpo.

Ah, e não esqueça do protetor solar no rosto!

6. Beba água regularmente

A água ingerida diariamente é responsável por ajudar o seu organismo a metabolizar os nutrientes dos alimentos, processo de absorção de vitaminas e minerais pelo corpo, além de mantê-lo hidratado, ajudando todos os órgãos a funcionarem bem.

Para calcular a quantidade de água que seu corpo precisa diariamente é simples: São necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: – 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml

7. Pratique exercícios físicos

Os exercícios estão ligados a uma melhoria do funcionamento do organismo, de maneira geral. Eles ajudam, por exemplo, na circulação sanguínea, equilíbrio do colesterol e glicose, redução do triglicerídeos e controle do peso. E se estamos com nossas defesas em dia, consequentemente estaremos mais protegidos. Mas além da boa alimentação, é imprescindível ter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos regularmente, prática associada a uma melhora significativa da imunidade, trazendo muitos benefícios ao seu bem-estar. Com certeza você vai encontrar algum exercício que te estimule a tornar a atividade parte da sua rotina: caminhar, pedalar, nadar, correr. Exercitar-se é o que vale para fortalecer seu sistema imunológico.

8. Cuide do seu sono

Forma natural e milenar de aumentar a imunidade, noites de sono plenas promovem o descanso necessário do corpo e da mente, reduzindo o estresse e reparando o organismo do cansaço diário. Períodos de 6 a 8 horas fortalecem o sistema imunológico e são responsáveis por entregar mais disposição física e mental para que siga sua rotina no próximo dia.

É comprovado: um dos principais motivos para a queda de imunidade é não conseguir descansar o suficiente, desregulando as funções do organismo pouco a pouco.

9. Evite álcool e cigarro

O tabagismo ou o fumo regular causam problemas irreversíveis ao organismo já que fumaça provoca deficiências nos pulmões, impactando na capacidade de respiração e atrapalhando a saúde em atividades diárias. O fumo abre as “portas” do corpo, deixando-o mais vulnerável a vírus e agentes contaminantes.

 

Para potencializar o funcionamento do seu organismo da melhor maneira, protegendo-o de possíveis infecções e fortalecendo sua imunidade, invista em comida de verdade. A Mais Vida tem como propósito promover refeições altamente balanceadas e ricas em nutrientes, seguindo todas as orientações e cuidados da OMS na conservação, preparo e envio das refeições.

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Comida de verdade, congelada para simplificar a sua vida e fazer seu tempo ser aproveitado da melhor maneira